Sou colecionadora apaixonada por bonecas. Por gostar tanto delas, nunca me agradou a ideia de descartar uma boneca por ela estar velha ou estragada e foi aí que nasceu a vontade de aprender a restaurar. Aos poucos fui aprendendo que a restauração é uma arte, uma alquimia que necessita de paciência e dedicação, mas em compensação, nos devolve a beleza e a alegria. Sejam bem vindos e espero que gostem das minhas restaurações.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Restauração boneca Susi Noiva, Estrela, 1980


Uma cliente me procurou, me perguntando se seria possível restaurar uma boneca Susi antiga, que pertenceu a sua infância e estava bem danificada. Pedi as fotos e ela me mostrou o que precisaria ser feito. Como adoro um bom combate, aceitei prontamente e coloquei mãos a obra. A boneca, uma Susi Noiva, 1980, precisava da troca de mão e quadril, e também de uma boa restauração na cabeça, onde faltava um pedaço. Com as peças que ela me enviou o trabalho começou.

Primeiro desmontei a boneca e a higienizei. A parte mais complicada foi abrir todo o corpo para a troca da peça do quadril. Com muito cuidado para que nenhuma parte se quebrasse, a boneca teve seu corpo todo desmontado e remontado novamente, com as novas peças. 



Na sequência veio a troca da mão, que estava toda mordida e destruída, com dedos faltando. Troquei pela mão nova que veio com as peças sucatas que ela me enviou, (ah, as peças estragadas não foram dispensadas, mas sim guardadas pois tinha planos para elas, aguardem uma postagem surpresa). 
Por fim, a parte mais difícil de todo o processo, a restauração do pedaço da cabeça que faltava. O mais complicado foi igualar o tom de pele com o tom já existente do vinil da cabeça da boneca. Depois de pronta amaciei os cabelos e fiz o penteado. 



Fiz uma réplica da roupa original, com base em fotos do catálogo da época e da ajuda de um amigo, também restaurador, o Kellerman de Jesus Sodré, que me enviou fotos com detalhes da roupinha. Como ela não tinha sapatinhos e eles são normalmente difíceis de achar, confeccionei sandálias tipo gregas para que a boneca não ficasse descalça. 



O resultado? Eu adorei e espero que, a dona dessa linda menina goste também. 

(foto do catálogo da Estrela, 1980)


12 comentários:

  1. BOA NOITE, COLEGA GIGI!
    QUE TRABALHO SUPIMPA, FICOU MUITO LEGAL.
    RESTAURAR É MESMO MÁGICO. PARABÉNS! :)
    ABRAÇÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gam. Receber elogios seus, que faz trabalhos de restauração tão lindos, é sempre uma alegria imensa pra mim. Bjo grande.

      Excluir
  2. Ficou linda Gigi, vc que fez o vestido? mt linda,parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ^_^ Sim, fui eu que fiz ^_^ Tirei por base fotos do catálogo e principalmente, fotos do vestido que o Kellerman tinha e me cedeu com todos os detalhes.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada, ^_^ Sua ajuda com as fotos do vestido fez toda diferença, meu querido. Valeu demais

      Excluir
  4. É um dom mesmo. Passeei hoje por aqui e me encantei com tanta delicadeza. Mãos abençoadas! Beijocas querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ^_^ Fico muito contente que vc gostou. Obrigada pela sua visita. Bjs bjs

      Excluir
    2. Quero restaurar minha susi...sumiram durante uma obra em minha casa, o quadril, as pernas e os braços...apenas tenho o tórax, a cabeça e o vestido... Susi 1978/79...cintura articulada, braços e punhos articulados...VC pode restaura-la pra mim?

      Excluir
  5. Seu trabalho é incrível!! Não achei que seria possível restaurar uma boneca neste estado! Fiquei curiosa com o tipo de material usado. Qual selante e massa você usou para as novas peças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Jordana
      Obrigada. Uso massa epoxi e porcelana fria. A tinta pra pintar faço eu mesma, pois não encontro a cor para venda.

      Excluir
  6. Nossa que legal! elas ficam perfeitas! :)

    ResponderExcluir

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante