Sou colecionadora apaixonada por bonecas. Por gostar tanto delas, nunca me agradou a ideia de descartar uma boneca por ela estar velha ou estragada e foi aí que nasceu a vontade de aprender a restaurar. Aos poucos fui aprendendo que a restauração é uma arte, uma alquimia que necessita de paciência e dedicação, mas em compensação, nos devolve a beleza e a alegria. Sejam bem vindos e espero que gostem das minhas restaurações.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Restauração Boneca Gui Gui, Estrela, 1971


Desde que comecei a colecionar bonecas em 2013 que vinha sonhando em adquirir uma Gui Gui da Estrela. Quando um conhecido me ofereceu essa linda bonequinha, eu aceitei o desafio de restaura-la. 

O grande problema dela parecia ser os olhos, completamente descascados e com fungos. Ledo engano o meu. Na verdade já tinham tentado mexer nessa boneca e ela estava com peças quebradas por dentro, e algumas partes danificadas por fora. A deixei por um tempo guardada, até que, recentemente, entre uma encomenda e outra, encontrei tempo para sua restauração. 

Uma querida colecionadora, me pediu uma réplica de roupinha para a Gui Gui dela e fiquei tão empolgada que acabei decidindo restaurar a minha. De tanta empolgação, até esqueci de tirar fotos para fazer o antes e depois, Só fui lembrar das fotos, quando já tinha desmontado os olhos rsrsrs tive que reaproveitar a foto que tinha tirado para ela ver a roupinha, onde minha boneca ainda estava um caos, mas a roupinha estava linda rsrsrs (depois posto fotos da réplica da roupinha, que ficou um arraso!!)


Comecei por desmonta-la inteira, higienizando e limpando a ferrugem do mecanismo. Infelizmente o mecanismo não tinha mais conserto, pois quem o tinha tentando consertar anteriormente, danificou muito as peças, então, apenas com a troca das mesmas seria possível. Como não dispunha, me contentei com o fato dela ficar sem funcionar e me dediquei a parte estética. 
Desmontei, limpei e reconstrui os olhos. Eles estavam quebrados por dentro. Encaixa-los novamente, sem quebrar as partes que tinha reconstruido, foi um desafio, mas no fim acabou dando certo. 
Os cabelos estavam bons, apenas ressecados. então os hidratei e fiz um penteado com cachinhos, que adoro rsrsr 
A roupa me inspirei em uma da época, não fiz uma réplica perfeita, mas bastante parecida. 






Essa é uma foto do catálogo da Estrela de 1971 e foi nessa roupinha que me inspirei, pois era a original da minha boneca. Troquei apenas a gola, pq gostei da renda e achei que ficava bonita no pesçoco.













O que mais gostei foi o par de sandalinhas. Com EVA, cola e verniz, consegui fazer sandálias bem parecidas com as originais e isso me deixou muito contente. 
Por fim, minha primeira Gui Gui ficou assim, uma fofurinha que veio abrilhantar minha coleção ^_^



8 comentários:

  1. Nossa que trabalho lindo o seu !!
    ficou perfeita...
    ai que saudades que me deu da infância..
    eu não tive a Gui Gui, mas me encantava com ela...
    Linda, Linda...
    :0)))))
    http://elianeapkroker.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida
      ela sempre foi um sonho pra mim, estou muito feliz em te-la em minha coleção agora
      bjs bjs

      Excluir
  2. Oi Gigi; estou a procura de alguém que possa consertar o mecanismo da minha guigui. Ela estar em perfeito estado .... só não rir mais.... e também não possui mais as roupas originais. Ela é de 79; a roupa era uma blusa de manga comprida branca com sainha xadrez fundo branco com vermelho e coletinho azul marinho. Você conserta??? a replica da roupa sai quanto???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Alessandra
      por favor, me envie um e-mail com as fotos da boneca que te passo um orçamento ^_^ gigifernandes@live.com
      Fico no aguardo. Uma ótima semana pra vc

      Excluir
  3. bom dia Gigi,
    Tenho uma boneca Guigui que foi presente da minha bisavó. gostaria muito de te-la restaurada... ela precisa de cabelos novos... e talvez um retoque na maquiagem do rostinho. voce poderia ajudar??
    adorei o trabalho que voce realizou na guigui a cima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Claudia. Por favor, me envie um e-mail para gigifernandes@live.com com as fotos da sua Guigui que faço um orçamento pra ti ^_^
      Obrigada pela visita e um ótimo fds

      Excluir
  4. bom dia Gigi,
    Tenho uma boneca Guigui que foi presente da minha bisavó. gostaria muito de te-la restaurada... ela precisa de cabelos novos... e talvez um retoque na maquiagem do rostinho. voce poderia ajudar??
    adorei o trabalho que voce realizou na guigui a cima

    ResponderExcluir
  5. boa tarde , gostaria muito de uma boneca gui gui , ta dificil, gostaria de ter, so uma, por um acaso teria uma pra venda. me de um alo

    ResponderExcluir

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante